










Museu de Arte de Goiânia/MAG
PROJETO
GOIÂNIA-GO/2012
O museu é uma instituição de referencia e de síntese, capaz de assimilar e transmitir os valores e signos dos tempos. [...] Nos centros urbanos consolidados destaca se o museu como organismo singular, como fenômeno extraordinário, como acontecimento excepcional e ocasião irrepetível. Essa obra se sobressai como contraponto radical que pretende criar um efeito de choque.
MONTANER, Josep Maria. Museus para o século XXI. Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2003.
O Museu de Arte de Goiânia/MAG possui um acervo intenso e variado da cultura goiana, o qual se distribui por um edifício-box localizado no Bosque dos Buritis, porção de nascentes e reservas nativas no centro histórico da cidade. O complexo, também, agrega o ensino da arte, mas carece de uma estrutura espacial que se abra e se comunique francamente com o entorno e sua copresença.
O programa pretendido na intervenção arquitetônica, feito em um prisma pré-existente, subutilizado e adjacente ao corpo do museu, envolve a venda e a exposição de esculturas, literatura e souvenirs.
Nas condicionantes de um entorno exuberante, na legibilidade volumétrica, nos baixos custos de execução, na conservação e apresentação técnica do conteúdo museológico, nos fluxos e na imagem do cidade, o projeto trata a roupagem do volume da loja como uma lanterna dos signos do espaço expositivo, lançando-se sobre a rua e a nova praceta. Revestido por chapas metálicas patináveis/corten, mira como vitrine, ou tentáculo atrativo, destacando-se do prisma caiado do museu. Internamente, o fluxo cíclico ao balcão permite o acesso organizado e as interessantes visada do bosque.
O envelope em corten instiga fenomenologicamente ao tradicional conteúdo do MAG, apresentando se com uma inscrição antropológica, mutável, carregada da temporalidade do envelhecimento desse material.
Arquitetura_Elmar Viera, William Junior (autores), Bráulio Vinícius, José Renato de Castro e Silva (coautores).
Complementares_MOL Engenharia.
Área construída_71,62m².
Projeto_2011/2012.
Imagens_William Jr.
Maquete Física_Elmar Vieira Macedo.