












Casa pátio
PROJETO
GOIÂNIA-GO/2012
Uma organização centralizada constitui uma composição estável, concentrada que consiste em uma serie de espaços secundários agrupados ao redor de um grande espaço central dominante. O espaço central, unificador da organização, tem geralmente forma regular e é grande o suficiente para reunir um número de espaços secundários ao redor do seu perímetro.
CHING, F. D. K. Arquitetura - Forma, espaço e ordem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
A casa, localizada em uma zona de interesse social, abriga um programa voltado a um jovem casal. Os futuros habitantes exigiram uma execução enxuta, abrigos abertos, mutáveis e permeáveis pelos sentidos. Estes fatores levaram as estratégias arquitetônicas a destacarem a leitura topográfica, a legibilidade do entorno e o baixo custo de execução.
O sítio volta-se para o balneário do rio Meia Ponte, garantindo lhe uma agradável visada e conexão com a cidade. A diferença de níveis na escala do lote, que possui 10x25m, confere uma setorização clara, com esses elementos destacados pela continuidade volumétrica do corpo arquitetônico.
A ideia da casa pátio sanou todas as exigências arquitetônicas. O pátio, de forma explícita, organiza os fluxos, as massas e hierarquiza os usos da habitação.
A aparência do projeto é consequência da materialização de sua tecnologia construtiva ostensiva e crua. Quando estruturado, surge sua arquitetura, dispensando adornos, ou camadas. O concreto armado, a vedação em blocos, o vidro e o painel em muxarabi são as quatro tecnologias construtivas que corporizam o conceito arquitetônico, construindo a percepção estética.
Arquitetura_Elmar Viera Macedo (autor), William Jr. (coautor).
Complementares_Igor Araujo Torres (estrutural e fundações), Tesla Engenharia (complementares).
Área construída_178,90m².
Projeto_2012.
Imagens_William Jr.
Maquete física_Elmar Vieira Macedo.