top of page
lago 3.jpg
lago 2.jpg
lago 1.jpg
lago 6.jpg
lago 4.jpg
lago 5.jpg
lago 7.jpg
lago 8.jpg
lago 9.jpg
lago 10.jpg
lago 11.jpg
lago 12.jpg
lago 13.jpg
lago 14.jpg
lago 15.jpg
lago 17.jpg
lago 18.jpg

Casa do lago

PROJETO

 

GOIÂNIA-GO/2012

A estrutura livre ou, quando não é a solução natural, a estrutura franca e claramente integrada ao projeto é outra característica importante. Embora sem um mérito especial em si, sua consequência mais direta é o crescimento do uso de pilotis no pavimento térreo. Viável no Brasil por causa do clima, a liberação do térreo confirma tudo aquilo que Le Corbusier disse a seu favor, resultando em uma melhor integração entre os espaços internos e externos.

MINDLIN, Henrique, Arquitetura moderna no Brasil, Reinhold publishing, New York, 1956.

A Casa do Lago vem da vontade maior de gerar, no elemento construído, uma função de enquadramento das visadas exuberantes do sítio. Logo que o corpo do edifício se materializa, leve e técnico, os acessórios arquitetônicos cuidam da insolação, compartimentação e discursos, todos regidos pela mesma linguagem estética.

A tectônica possível para balanços e vãos é a laje nervurada em concreto armado, com pontos em protensão e pendurais. As instalações são aparentes, com prumadas acolhidas por shaft, resultado das vedações/painéis em concreto arquitetônico ripado.

 

Arquitetura._Elmar Viera Macedo (autor), Marcelo Viera (coautor).

 

Complementares_Igor Araujo Torres (consultor estrutural).

 

Área construída_341,70m².

 

Projeto_2011/2012.

Imagens_William Jr.

Maquete física_Elmar Vieira Macedo.

ESTÚDIO GO_LOGOTIPO_PNG_08.png

© Copyright 2012-2024 estúdio/GO

bottom of page